O que insiste em voltar

O que insiste em voltar
A maioria das pessoas acha que começa a escrever quando decide escrever.
Mas talvez algumas coisas comecem muito antes.
Antes da decisão. Antes da escolha consciente. Antes mesmo de sabermos dar um nome ao que está acontecendo.
Às vezes, percebemos isso olhando para trás.
Durante um tempo, podemos acreditar que estamos fazendo coisas soltas: uma escolha aqui, uma ideia ali, um interesse que aparece, uma pergunta que volta.
Nada parece ter relação.
Até que, em algum momento, percebemos que havia alguma coisa insistindo.
Um tema que retorna. Uma pergunta que não desaparece. Um tipo de experiência que continua nos encontrando. Uma história que parece mudar de forma, mas não de questão.
Foi assim que a escrita pode revelar algo que não era exatamente sobre escrever.
Era sobre aquilo que já estava sendo construído antes que eu percebesse.
Talvez isso também aconteça na vida.
Há coisas que encontramos em nós antes de compreendê-las inteiramente. Desejos, medos, necessidades, conflitos, inclinações, perguntas que não sabemos ainda responder.
Nem sempre aquilo que fazemos coincide perfeitamente com aquilo que pensamos querer.
A psicanálise parte justamente dessa condição: o sujeito não é completamente transparente para si mesmo.
Existe uma dimensão inconsciente que participa daquilo que somos e faz com que desejo, pensamento e ação nem sempre caminhem juntos.
Isso significa que conhecer a si mesmo não é simplesmente descobrir uma resposta escondida dentro de nós.
Há coisas que precisam ser reconhecidas.
Outras precisam ser suportadas.
Algumas exigem coragem para serem olhadas.
Outras pedem prudência para que não sejam imediatamente transformadas em ação.
E existem processos que precisam de tempo, porque compreender alguma coisa não significa que já estamos prontos para transformá-la.
Talvez por isso a vocação humana não precise ser entendida como a descoberta de um destino que já estava pronto esperando por nós.
Pode ser pensada de outra maneira.
Como uma tarefa.
A tarefa de responder àquilo que encontramos em nós.
O que faço com o meu medo?
O que faço com o meu desejo?
O que faço com aquilo que não compreendo?
O que faço com aquilo que gostaria de esconder?
O que faço com aquilo que continua retornando?
Essas perguntas deslocam a ideia de vocação.
Ela deixa de ser apenas “o que eu devo fazer da minha vida” e passa a tocar uma questão mais profunda:
“o que faço com aquilo que a vida colocou em mim?”
Isso não significa que possamos escolher tudo.
A psicanálise não sustenta a ideia de um sujeito soberano, capaz de controlar inteiramente sua vida psíquica.
Há sempre algo que escapa à consciência, que resiste ao controle e que pode reaparecer em sintomas, conflitos, atos e repetições.
Mas reconhecer esse limite não significa abandonar a possibilidade de escolha.
Talvez seja justamente o contrário.
Quando começamos a reconhecer aquilo que nos atravessa, pode surgir um espaço entre o que acontece em nós e aquilo que fazemos com o que acontece.
É nesse espaço que a liberdade pode começar a existir.
Não como domínio absoluto de si.
Mas como possibilidade de responder de outra maneira.
Por isso, talvez uma vida vocacionada não seja necessariamente uma vida em que tudo parece claro.
Pode ser uma vida em que algumas perguntas foram suficientemente escutadas para não precisarem desaparecer.
Uma vida em que aquilo que insiste em voltar não é imediatamente descartado, nem transformado em destino.
É observado.
Pensado.
Elaborado.
E, pouco a pouco, pode se transformar em uma maneira mais consciente de responder à própria existência.
Talvez você também esteja construindo alguma coisa sem perceber.
Não necessariamente um projeto.
Talvez uma pergunta.
Uma forma de estar no mundo.
Uma escolha que continua reaparecendo.
Algo que você tenta abandonar, mas que retorna com outro nome.
Algo que sempre chamou sua atenção, mesmo quando você não sabia por quê.
Talvez não seja preciso descobrir imediatamente o que isso significa.
Talvez seja preciso primeiro reconhecer que está ali.
Porque algumas vocações não começam com uma resposta.
Começam com uma insistência.
E talvez a pergunta não seja apenas:
“O que eu quero fazer?”
Mas:
“O que a minha própria história continua me pedindo para olhar?”
Referência teórica: inspirado em estudos psicanalíticos sobre subjetividade, inconsciente, repetição e elaboração, e especialmente nas contribuições de Sándor Ferenczi. Referência de inspiração: “Virtude e Condição Humana: sinceridade, coragem, prudência e paciência a partir da psicanálise e de Ferenczi”.
