• Tifany dos Santos Silva

Deus de Gerações

Atualizado: Jul 8

Texto: I Crônicas 22: 6-19

Davi mandou chamar seu filho Salomão e ordenou que ele construísse um templo para o Senhor, o Deus de Israel, dizendo: "Meu filho, eu tinha no coração o propósito de construir um templo em honra do nome do Senhor, o meu Deus.

Mas veio a mim esta palavra do Senhor: ‘Você matou muita gente e empreendeu muitas guerras. Por isso você não construirá um templo em honra do meu nome, pois derramou muito sangue na terra, diante de mim.

Mas você terá um filho que será um homem de paz, e eu farei com que ele tenha paz com todos os inimigos ao redor dele. Seu nome será Salomão, e eu darei paz e tranquilidade a Israel durante o reinado dele.

É ele que vai construir um templo em honra do meu nome. Eu serei seu pai e ele será meu filho. E eu firmarei para sempre o trono do reinado dele sobre Israel’.

"Agora, meu filho, que o Senhor seja com você, para que você consiga construir o templo do Senhor, o seu Deus, conforme ele disse que você faria.

Que o Senhor lhe dê prudência e entendimento para que você obedeça à lei do Senhor, o seu Deus, quando ele o puser como líder de Israel.

E você prosperará se for cuidadoso em obedecer aos decretos e às leis que o Senhor deu a Israel por meio de Moisés. Seja forte e corajoso! Não tenha medo nem se desanime!

"Com muito esforço providenciei para o templo do Senhor três mil e quinhentas toneladas de ouro, trinta e cinco mil toneladas de prata, e tanto bronze e ferro que nem dá para calcular, além de madeira e pedra. E você ainda poderá aumentar a quantidade desse material.

Você tem muitos trabalhadores: cortadores de pedras, pedreiros e carpinteiros, bem como especialistas em todo tipo de trabalho

em ouro, prata, bronze e ferro. Agora comece o trabalho, e que o Senhor esteja com você".

Então Davi ordenou a todos os líderes de Israel que ajudassem seu filho Salomão.

Disse ele: "Certamente o Senhor, o seu Deus, está com vocês, e lhes concedeu paz. Pois ele entregou os habitantes dessa terra em minhas mãos, e ela foi submetida ao Senhor e ao seu povo.

Agora consagrem o coração e a alma para buscarem o Senhor, o seu Deus. Comecem a construir o santuário de Deus, o Senhor, para que vocês possam trazer a arca da aliança do Senhor e os utensílios sagrados que pertencem a Deus para dentro do templo que será construído em honra do nome do Senhor".


Palavra Rhema: I Cr 22:9-10

“Mas você terá um filho que será um homem de paz, e eu farei com que ele tenha paz com todos os inimigos ao redor dele. Seu nome será Salomão, e eu darei paz e tranquilidade a Israel durante o reinado dele. É ele que vai construir um templo em honra do meu nome. Eu serei seu pai e ele será meu filho. E eu firmarei para sempre o trono do reinado dele sobre Israel’.”

O Senhor estava afirmando a Davi que apesar da sua trajetória, escolhas que determinou às consequências, Ele permaneceria com a fidelidade de amor sobre a sua geração. O Senhor também me fez olhar além, colocando-me na posição de Salomão, e compreendendo que o Deus ama família, mas é um Deus pessoal, e deseja que todos nós vivamos um relacionamento de intimidade com Ele.

Confissão e Entrega: I Cr 22:12-13

“Que o Senhor lhe dê prudência e entendimento para que você obedeça à lei do Senhor, o seu Deus, quando ele o puser como líder de Israel. E você prosperará se for cuidadoso em obedecer aos decretos e às leis que o Senhor deu a Israel por meio de Moisés. Seja forte e corajoso! Não tenha medo nem se desanime!”

Devemos reconhecer o pecado de agir muitas vezes sem calma e sensatez, dando lugar a ira no falar e no pensar. Perdão Senhor, porque julgamos o nosso próximo segundo o nosso entendimento e limitar nossa mente em aprender. Perdão por nos acomodar diante dos conflitos e negligenciar sua palavra e não confiar nas suas promessas. Senhor limpa os nossos corações e santifica nossas mentes e purifica nosso falar.


Promessas e Condições para Alcançá-las: I Cr 22:19

“Agora consagrem o coração e a alma para buscarem o Senhor, o seu Deus. Comecem a construir o santuário de Deus, o Senhor, para que vocês possam trazer a arca da aliança do Senhor e os utensílios sagrados que pertencem a Deus para dentro do templo que será construído em honra do nome do Senhor.”

O Senhor estava dizendo para dedicar-se intensamente estar nEle. Por que em nosso coração estão os nossos tesouros e na nossa alma estão arquivadas nossas emoções boas e negativas, que refleti em nosso caráter e ações.

Ele quer que venhamos construir e investir primeiramente em nossa construção interna e pessoal, fundamentando-se em Cristo, do qual Ele é o construtor e edificador das nossas vidas. Assim, se somos templo e morada do Deus da Paz, ele nos capacitará para estar em PAZ e TRANQUILIDADE em ambientes internos e externos.


Ressaltar o Caráter de Deus:

Pai presente e fiel;

Deus que ressignificar história e legado;

Majestoso;

Remidor;

Deus de gerações.


Reflexão:

O Deus de gerações que não se limita nas escolhas e decisões pessoais, mas que anseia ressignificar história e legado para um caminho de Paz, Alegria e Justiça.

0 visualização

DESENVOLVIDO POR IDENTIDADE    |     COPYRIGHT 2020 –  IDENTIDADE– TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.