top of page

O Pai no Discurso da Mãe: A Palavra que Estrutura

#6_edited.jpg

É possível amar aqueles que vieram antes sem permanecer aprisionado a eles


Há pessoas que chegam à vida adulta sabendo pensar, trabalhar, amar e cuidar.

Mas, quando chega a hora de escolher por si mesmas, alguma coisa parece faltar.

Perguntam.

Confirmam.

Esperam a aprovação.

Como se, por trás de cada decisão, ainda existisse uma pergunta muito antiga:

“Posso escolher?”

Às vezes, essa pergunta não aparece de maneira tão clara.

Ela pode surgir como medo de decepcionar alguém. Como dificuldade de contrariar. Como necessidade constante de saber o que o outro espera. Como uma sensação persistente de que seguir o próprio caminho significa abandonar alguém.

A pessoa pode até saber o que deseja.

Mas não consegue sustentar esse desejo sem antes procurar uma autorização.

Na psicanálise, há uma formulação que ajuda a pensar esse tipo de experiência: o Nome-do-Pai.

O nome pode provocar estranhamento porque, à primeira vista, parece falar simplesmente da figura do pai.

Mas não é disso que se trata.

Na formulação lacaniana, o Nome-do-Pai é um significante, uma função simbólica. Não depende necessariamente da presença física de um pai, nem corresponde a uma figura masculina específica.

Sua função está relacionada à possibilidade de introduzir uma diferença.

A criança nasce em uma relação de dependência radical com aquele que dela cuida. No início, esse outro ocupa um lugar fundamental. É por meio dele que a criança recebe cuidado, linguagem, presença e também a experiência de ser desejada.

Mas chega um momento em que uma pergunta começa a se formar:

O que o outro deseja para além de mim?

É justamente aí que a separação se torna importante.

A criança precisa descobrir, pouco a pouco, que a mãe não existe somente para ela. Que há outros desejos, outras relações, outros lugares, outras palavras. Que existe alguma coisa para além daquela primeira relação.

O Nome-do-Pai, nesse sentido, funciona como uma referência simbólica que introduz esse “para além”.

Não é simplesmente alguém que diz “não”.

É uma palavra que permite reconhecer que existe diferença.

Que existe limite.

Que existe falta.

E que a vida não precisa permanecer organizada inteiramente em torno do desejo de um único outro.

Por isso, um pai pode estar fisicamente presente e, ainda assim, não ocupar esse lugar simbólico.

E uma função simbólica de separação pode ser sustentada por diferentes pessoas e vínculos. O que importa não é a presença de um personagem específico, mas a existência, no discurso e na relação, de uma referência que permita à criança perceber que há um mundo além da relação inicial.

O estudo que inspira esta narrativa apresenta a história de uma mulher que chega à análise sentindo-se paralisada diante das próprias escolhas.

Ela dependia constantemente da aprovação da mãe.

Chamava a si mesma de “filha eterna”.

O pai estava presente fisicamente, mas era descrito como muito calado e sem autoridade. Não aparecia, naquele discurso, como uma referência capaz de sustentar simbolicamente a separação.

Ao longo do processo analítico, entre dúvidas, conflitos e contradições, essa mulher começou a escutar algo que havia permanecido encoberto por muito tempo:

o próprio desejo.

Isso não significou deixar de amar a mãe.

Não significou romper com a própria história.

Significou começar a se diferenciar.

Há uma diferença importante entre separação e abandono.

Separar-se simbolicamente não significa deixar de amar.

Significa poder amar sem desaparecer.

Poder pertencer sem deixar de existir.

Poder reconhecer a importância de quem veio antes sem precisar permanecer para sempre sob o olhar de quem veio antes.

Talvez uma das tarefas mais difíceis do amadurecimento seja justamente essa:

construir um lugar próprio sem transformar a própria autonomia em uma traição aos vínculos.

Porque, quando não conseguimos fazer essa diferença, a liberdade pode parecer perigosa.

Escolher pode parecer egoísmo.

Discordar pode parecer desamor.

Desejar alguma coisa diferente pode provocar culpa.

E então o outro continua ocupando, silenciosamente, o lugar de quem autoriza ou proíbe cada movimento.

A pessoa cresce, mas alguma parte dela continua perguntando:

“Será que posso?”

Talvez por isso a questão do Nome-do-Pai seja também uma questão sobre desejo.

Para desejar, é preciso existir algum espaço entre aquilo que o outro deseja e aquilo que podemos desejar.

Não porque o desejo seja independência absoluta.

Mas porque, sem alguma diferença, pode ser difícil saber onde termina a expectativa do outro e onde começa uma pergunta verdadeiramente própria.

É nesse ponto que a psicanálise nos lembra de algo essencial: não somos inteiramente transparentes para nós mesmos.

Nem sempre sabemos de onde vem aquilo que desejamos.

Nem sempre conseguimos distinguir imediatamente o que escolhemos do que aprendemos a escolher.

E talvez amadurecer não seja encontrar uma resposta definitiva para essas perguntas.

Talvez seja poder escutá-las.

Há também uma dimensão importante para a experiência cristã.

Somos seres relacionais.

Nossa vida se constrói nos vínculos: com Deus, com o outro, com a comunidade, com a história que recebemos e também com aquilo que vamos nos tornando.

Por isso, compreender a dimensão psíquica da experiência não precisa diminuir a fé.

Pode, ao contrário, nos ajudar a não transformar toda angústia em falta de fé, toda dependência em pecado ou toda dificuldade de separação em fracasso espiritual.

Existem sofrimentos que precisam ser escutados.

Existem conflitos que precisam ser elaborados.

Existem histórias que precisam encontrar palavras antes de receberem qualquer interpretação.

A fé não precisa apagar essas perguntas.

Pode existir junto delas.

E talvez seja possível pensar a relação com Deus sem transformar Deus em mais uma voz diante da qual precisamos pedir autorização para existir.

A experiência da fé pode abrir um caminho diferente: não o de permanecer infantilmente dependente de toda resposta, mas o de crescer em responsabilidade, discernimento e liberdade diante da própria existência.

O Nome-do-Pai, na teoria lacaniana, aponta para uma função que introduz a lei, a diferença e a possibilidade de sair de um circuito fechado para entrar no campo da linguagem, da cultura e do desejo.

Talvez possamos guardar, dessa reflexão, uma pergunta muito humana:

o que acontece quando aprendemos a amar aqueles que nos constituíram sem precisar entregar a eles o direito de decidir quem podemos ser?

Porque talvez amadurecer seja isso também.

Receber uma história sem permanecer prisioneiro dela.

Reconhecer os vínculos sem desaparecer dentro deles.

Honrar quem veio antes sem precisar viver para sempre sob o olhar de quem veio antes.

E descobrir, pouco a pouco, que ter uma própria voz não significa deixar de pertencer.

Significa encontrar uma maneira própria de estar em relação.

Talvez o desejo comece justamente quando já não precisamos perguntar a todo instante:

“Posso escolher?”

E conseguimos, finalmente, começar a perguntar:

“O que eu desejo?”

Referência teórica: inspirado na elaboração lacaniana do Nome-do-Pai e suas relações com a separação, a diferenciação, o desejo e a entrada no campo da linguagem, em diálogo com contribuições de Sigmund Freud.

Para uma vida mais inteira.

Escuta, literatura, formação e cuidado com a experiência humana.

​Foz do Iguaçu • PR
contato@identidade.org.br
© 2026 Identidade. Todos os direitos reservados.

bottom of page